8 ótimos alimentos para restaurar o colágeno em sua pele

8 ótimos alimentos para restaurar o colágeno em sua pele

Mesmo que cremes e loções possam ser facilmente obtidos, para restaurar o colágeno, é melhor incluir alimentos ricos nesses nutrientes diretamente em sua dieta.

O colágeno é uma proteína secretada por células do tecido conjuntivo chamadas fibroblastos. Constitui cerca de 30% da massa total de proteínas do corpo e 80% do total do tecido conjuntivo.

Em outras palavras, mais claro, essa proteína é o adesivo que une todo o nosso corpo. Sem isso, o corpo humano não poderia aderir todos os seus componentes.

Colágeno e nossa pele

A saúde da nossa pele está diretamente relacionada ao colágeno, pois protege as estruturas do nosso corpo e forma uma barreira contra toxinas nocivas e agentes externos.

É o maior componente do cabelo, unhas, ligamentos e tecidos conjuntivos. Mais concretamente, é o responsável pela firmeza da pele porque compõe a maior parte da pele.

É por isso que a deficiência de colágeno causa falta de firmeza e aumenta a flacidez.

Quando começamos a perder o colágeno e por quê?

Os seres humanos começam a perder colágeno a partir dos 25 anos, embora os efeitos sejam mais evidentes a partir dos 35 anos.

Quando o colágeno é reduzido, as estruturas epiteliais ficam mais frágeis, a pele fica mais fina, o cabelo fica menos resistente e a flacidez e as rugas aparecem.

Fatores que aceleram a perda de colágeno

  • Exposição ao sol, fumo, poluentes, alguns tóxicos, estresse e exercício físico exagerado aumentam a produção de radicais livres que destroem o colágeno existente.
  • A falta de produção hormonal que ocorre durante a menopausa e o envelhecimento reduz sua produção.
  • Problemas de saúde cujos tratamentos impedem a absorção de vitaminas e minerais.

O que comer para restaurar o colágeno da pele?

Mesmo que chegue um momento em que a produção de colágeno comece a diminuir, nem tudo está perdido. Existem alguns alimentos que são ricos nessa proteína e outros que ajudam a criá-la.

Seu consumo pode ajudá-lo a encontrar a firmeza, a elasticidade e o bom comportamento da pele. Aqui estão eles:

1. Carnes

As carnes são elementos nutricionais importantes em nossa dieta.

Graças ao seu alto teor de colágeno, as seguintes carnes são boas para a pele:

  • A vaca
  • O frango
  • A cabra
  • A carne
  • O cervo
  • Carne de porco (especialmente pernas)

Também é muito rica em proteínas e colágeno: tripas, vísceras, como focinho, pernas de porco, pés de vaca, caldo de osso, etc.

2. O peixe

Embora o peixe tenha menor concentração nesse nutriente, em comparação com a carne, possui grandes quantidades de proteína, principalmente em sua pele.

Os ômega-3 encontrados no salmão e no atum protegem a membrana de gordura em torno das células da pele.

Como resultado, reduz a inflamação e traz elasticidade e firmeza à pele .

3. Gelatina

A gelatina é composta por 90% de derivados proteicos de colágeno. Além disso, é baixo em calorias.

4. Frutas e legumes vermelhos

Frutos vermelhos ou vegetais, como maçãs, morangos, cerejas, beterrabas, pimentos, etc. contêm licopeno, substância que, além de antioxidante, auxilia na produção de colágeno.

5. Frutas ricas em vitamina C

A vitamina C é fundamental para a produção de colágeno. É encontrado em laranja, limão , kiwi, toranja, abacaxi e alguns outros.

Além disso, eles contêm antioxidantes que reduzem a formação de rugas.

6. Legumes

Vegetais como repolho, berinjela, salada ou espinafre são excelentes para a produção de colágeno.

7. Alimentos ricos em enxofre

Alimentos como aipo, azeitonas verdes e pretas, alho, pepino, banana, cebola ou tofu têm alto teor de enxofre, o que estimula a produção de colágeno.

8. Outros alimentos

Outros alimentos para adicionar à sua dieta incluem leite de soja, queijo, chá, frutas secas e alimentos ricos em lisina, como batatas, algas e leveduras.

Todos os produtos listados neste artigo são fáceis de obter. Misture-os para preparar uma dieta saudável que seja saudável e equilibrada, e você notará os efeitos em sua pele à medida que os níveis de colágeno aumentam em seu corpo.

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