623 20/1/2015

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Forza Mortorsport 5

O que faz um jogo de corrida bom para você, Gueimer? Gráficos realistas? Sons fiéis aos roncos de motor? Jogabilidade realista ou arcade? Danos que podem deixar seu carro tão prejudicado que ele praticamente se arrasta até o fim da corrida, ou simples danos cosméticos? Pois é, neste jogo vocês encontram tudo!

Como seria possível um jogo ser simulador e arcade ao mesmo tempo? Eu explico na análise a seguir, mas antes gostaria de dizer que ela não seguirá um padrão de categorias. O jogo é muito mais complexo e rico que isso.

Gráficos


Forza Motorsport 5 deu a partida nos jogos de nova geração, tudo aqui é visivelmente bem trabalhado. Nota-se sim que ele não é perfeito, pois a desenvolvedora optou pelo jogo rodando em 1080p e a 60 quadros por segundo, uma sábia escolha na minha opinião. Em razão disso nós não temos mudanças climáticas ou corridas noturnas, as árvores e a torcida se pararmos para analisar friamente são bem parecidos com papel (sem contar o fato da torcida estar sempre olhando para a câmera e não para os carros), porém os pontos negativos param por aí. Todos os modelos de carros são praticamente perfeitos, se olharmos um pouco de longe de TV talvez confundamos se estamos falando de um jogo ou de uma transmissão. Detalhes em cada borda e textura das pinturas dos veículos fazem saltar os olhos com toda sua qualidade e isso fica ainda melhor na parte interna, lá é possível ver os detalhes dos painéis dos veículos e até a costura do couro do acabamento, reflexo nos vidros e por aí vai...

Todas as pistas de Forza Motorsport 5 geram conforto aos olhos do jogador. Detalhes como grama, reflexo no asfalto ou paralelepípedos, neve, marcas de pneu e o sol cegando o jogador ao andar em direção contrária a ele fazem os jogadores estenderem o capricho da Turn 10 Studios.



Som


A qualidade aqui é simplesmente indiscutível. Desde as músicas tocadas no menu até a narração do pessoal da Top Gear inglesa, o jogo mostra apenas que não estava de brincadeira. Durante os menus podemos ouvir calmas sinfonias e navegar tranquilamente para escolhermos a belezinha que vamos colocar na pista, o narrador da Top Gear nos dá uma breve explicação e uma aula de história de cada carro (tudo com legendas em português).

Na pista a qualidade fica ainda maior. Qualquer efeito de batida, freada e ronco de motores é bem trabalhado e cristalino. Ao mudarmos a câmera do veículo para interna, podemos perceber o isolamento acústico do mesmo, ouvimos um som de motor mais abafado e das freadas também, tudo fica melhor representado do mesmo jeito que ouvimos a diferença entre fora e dentro de um carro na vida real.

Jogabilidade


Lembra que eu falei no início da análise que o jogo pode ser tanto arcade como simulador? Aí vai a explicação: Forza Mortorsport 5 trabalha com tipos de assistências. Quanto mais você desligá-las, mais pontos você ganhará por seus feitos no jogo.

É possível jogarmos com câmbio automático, traçado sendo mostrado na pista, uma ajudinha na física para o carro não sair derrapando, freio ABS e até mesmo freando automaticamente para você nas curvas. Qualquer pessoa com o mínimo de coordenação motora pode ativar as assistências e se divertir com o jogo, além disso também é possível configurar os danos como "cosméticos", dessa forma o carro bate e amassa, mas não causa menor impacto na jogabilidade.

Um destaque aqui vai para o excelente controle de Xbox One e seus gatilhos que vibram de forma independente. É possível sentir aceleração, freadas e derrapadas literalmente na ponta dos dedos. É algo tão simples e brilhante que ficamos imaginando o porquê de não ter sido implementado antes. É possível sentir não apenas na física, mas também na vibração, a diferença entre andar no asfalto, grama ou areia.

O jogo adota um sistema de punição para os engraçadinhos que tentam cortar caminho, em vez de descontar pontos em forma de tempo, ele deixa praticamente o veículo imóvel enquanto tenta fazer esse tipo de gracinha. Tente cortar caminho pela grama e seu carro vai parecer estar atolado na lama.

Diversão


Chegamos a parte onde tudo escrito acima parece não ter importância. Onde digo se de fato o jogo vale a pene ou não... Forza Motorsport 5 está aprovado com louvor para qualquer tipo de jogador fã de carros. Seus gráficos lindos, sons impressionantes e jogabilidade acessível somada com o ótimo controle de Xbox One simplesmente proporcionam uma das melhoras experiências já criadas em jogos de corrida. Seja jogando sozinho, com um amigo ou online o jogo vai proporcionar horas de diversão tanto para os "pilotos" que dedicam horas a dominar o carro com todos os comandos no manual, como para aqueles que buscam algo mais casual.

Veredito

O jogo peca em alguns aspectos como a quantidade de pistas (são apenas 14) e o fato de termos que comprar montes e montes de DLCs se quisermos ter todos os carros, o que dá a impressão de jogo comprado a prestação (sem contar o fato de que a brincadeira fica cara no final das contas). Defeitos que infelizmente estão virando tendência hoje dia, mas que não tiram o brilho desse vibrante jogo de corrida. Há novidades com drivatar, que pega seus estilo de jogo e o transforma em inteligência artificial, fazendo “você” correr com jogadores do mundo inteiro e contra seus amigos em forma de inteligência artificial. Algumas horas esse recurso interfere na corrida se levarmos em conta que muitos jogadores jogam com danos cosméticos e têm a péssima mania de usar você de apoio nas curvas e bater na sua traseira com tudo...Algo que pode ser resolvido aumentando o nível de dificuldade dos mesmo, deixando-os mais difíceis de serem batidos, mas a corrida fica muito mais bonita e limpa.

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9.5

Forza Motorsport 5 - O simulador que veio para agradar a todos
  • + Gráficos de veículos e pistas são muito bem trabalhados
  • + Jogabilidade e física acessíveis a todos
  • + A ideia "Drivatar" é ótima
  • - Gráficos da torcida e árvores continuam estranhos
  • - DLCs demais