1048 20/1/2015

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FTL - Faster Than Light

Já se imaginou controlando sua própria nave espacial em uma galáxia perigosa? FTL é um jogo que faz você se sentir assim. Em FTL você tem o comando de todos os aspectos de sua nave desde a tripulação, o gerenciamento dos sistemas, alocação de energia, etc. Ao navegar pelos vários setores da galáxia o jogador deverá tomar várias decisões que influirão na sua sobrevivência. FTL é um jogo indie desenvolvido por apenas duas pessoas, os funcionários da Subset Games Matthew Davis e Justin Ma.

Apresentação

Em FTL sua nave tem informações vitais e deverá navegar por sete setores da galáxia sendo perseguida pela armada rebelde. Em cada setor você deverá fazer vários saltos em velocidade maior que a luz. A cada salto haverá um evento aleatório; esses eventos são muitos variados desde ataques de naves inimigas até encontrar uma loja ou lidar com uma estação científica em perigo. Cada uma dessas situações exigirá uma reflexão sobre o que fazer. Ao longo da jornada, você deverá lidar com recursos limitados como combustível e mísseis, além de possíveis (ou quase certos) danos à sua nave. Justamente pelo seu componente aleatório, FTL exigirá do jogador a capacidade de se adaptar às circunstância. Ao jogar FTL várias vezes, mesmo que seja com a mesma nave, dificilmente se usará a mesma estratégia fazendo cada passagem uma experiência única e interessante. Uma curiosidade do jogo é a impossibilidade de salvar e continuar jogando. Apenas a existe a opção salvar e sair, e a cada salto o jogo salva automaticamente. Isso significa que não há como voltar atrás um erro ou combate mal sucedido o que faz cada decisão muito mais importante e aumenta a tensão do jogo.

A maior parte do tempo de jogo se passa em combate espacial que é extremamente dinâmico, simples de entender e complexo em sua execução. Durante o combate você poderá escolher quais sistemas da nave inimiga atacar, lidar com danos e alocação de energia nos seus sistemas, abrir/fechar portas, controlar sua tripulação, ativar droides, entre inúmeras outras opções. Existe uma infinidade de armas e estratégias a serem empregadas como armas de laser, mísseis, armas biológicas, armas que neutralizam sistemas, é possível inclusive abordar a nave inimiga e atacar a tripulação adversária no combate direto. Ao derrotar inimigos se consegue sucata que pode ser usada para aprimorar o sistemas de sua nave, reparar o casco da sua nave ou comprar armas e novos sistemas caso encontre uma loja. A forma como a sucata é gasta determinante para a sobrevivência da nave já que os inimigos ficam mais fortes e como não é possível escolher os sistemas e armas que se acha para comprar o uso da mesma sempre é uma decisão difícil.

Na minha opinião FTL poderia ser um jogo ainda melhor. Ausência de multiplayer em um jogo tão tático é uma pena, pois seria realmente divertido fazer batalhas contra outros jogadores humanos. Outra coisa que também ficou faltando é a customização das naves ou mesmo criação de naves novas pelo jogador.

Gráficos/Som

O jogo apresenta um gráfico 2D com visão de cima da sua nave. Os gráficos não são nada impressionantes, mas cumprem muito bem seu papel no contexto do jogo. A simplicidade e fácil compreensão é uma característica primordial de FTL, que se encaixa bem em sua apresentação gráfica.

Sobre o som não poderia ser melhor. A trilha sonora feita por Ben Prunty é uma obra prima e contextualiza muito bem o ambiente de exploração espacial do jogo. A música de FTL é tão fantástica que se pode comprar a trilhar sonora junto com jogo por um adicional de três dólares. Só há uma coisa que posso dizer sobre isso: COMPRE você não vai se arrepender! É possível escutar as músicas gratuitamente no site do seu criador.

Jogabilidade

O combate em FTL ocorre em tempo real com um sistema de pausar para realizar ações. O mais impressionante de FTL é sua interface, todas as informações e controles possíveis de sua nave estão disponíveis na tela. Não há necessidade de abrir menus, popups, expanders, tudo está la na frente do seus olhos, é muito fácil e intuitivo. Todas as ações necessários durante o combate estão a um click de distância. Apenas o menu de sucata fica fora da tela principal, nele você poderá fazer melhorias na nave, no entanto esse menu não é utilizado no combate. Se há uma palavra para descrever a interface e controle de FTL essa seria "elegante".

Durante o combate várias coisas podem ser feitas ao mesmo tempo. Por exemplo, sua nave pode estar mirando um canhão de laser na sala de armas do inimigo, enquanto você comanda parte da sua tripulação combater uma invasão, ao mesmo tempo que abre uma porta para esvaziar o oxigênio de uma sala incendiada. Dessa forma é necessário pausar de tempos em tempos para pensar seu curso de ação e não se perder.

Veredito

FTL é um grande jogo feito a partir de boa ideia. No entanto o grande trunfo de FTL não é sua premissa em si, mas sim sua execução. Aliando combate dinâmico, diversas opções de estratégia, decisões difíceis, trilha sonora perfeita e uma das melhores interfaces de jogos de simulação que já vi, FTL cria uma experiência extremamente gratificante. O componente aleatório garante que cada passagem pelo jogo seja uma experiência única fazendo o jogador voltar para jogar mais. Isso tudo por um preço de apenas 10 dólares faz de FTL um custo benefício singular.

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9.0

FTL é um grande jogo feito a partir de boa ideia. No entanto o grande trunfo de FTL não é sua premissa em si, mas sim sua execução.
  • + Grande jogabilidade
  • + Excelente trilha sonora
  • - Jogo curto
  • - Ausência de multiplayer

Informações do Jogo