399 20/1/2015

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Medal of Honor

A Guerra Começou

Não é de hoje que o ramo dos jogos de guerra faz sucesso. Desde as primeiras gerações, o jogador sempre gostou de entrar em um campo de batalha e triunfar sobre o inimigo, seja na forma de um combate com armas ou veículos de guerra. E uma das series que mais brilhou, e ainda brilha, no coração dos jogadores da era PSOne sem sombra de dúvida é a série Medal of Honor. Seja disfarçado como um general inimigo ou entrando em combate direto, este jogo definiu o conceito dos jogos que retratam a segunda guerra. Hoje, após tantos anos, a série se reinicia, deixando de lado a retratação de batalhas antigas e ambienta-se no cenário das guerras atuais, mais precisamente no oriente médio. Medal of Honor, o recomeço da série, não nos entrega um desafio como seus predecessores e pecando em vários pontos. Seu modo campanha não consegue desafiar, mas o jogo consegue dar alguma diversão no modo online.

Apresentação

Ao longo do jogo, você assume o comando de diferentes soldados membros da Tier 1, uma força-tarefa sob o comando da Autoridade de Comando Nacional, que reúne os melhores soldados para lidar com os mais diferentes tipos de missão. Esta Autoridade reúne então soldados para lidar com uma série de conflitos no oriente médio, mais especificamente no Afeganistão.

O jogo segue o clichê dos jogos de tiro em primeira pessoa: muita ação e pouca história. Não é apresentado ao jogador qualquer aprofundamento na história dos personagens, sejam eles principais ou secundários. Não há em momento algum do jogo qualquer coisa que aproxime o jogador do personagem a ser controlado. Todas as cenas de ação são intercaladas com pequenas conversas entre os personagens acerca da missão a ser concluída. Muito pouco ou quase nada da vida dos soldados é apresentado ao jogador, de forma que durante todo o jogo há uma sensação de estar controlando um robô de carne e osso.

Não só os personagens conquistam pouca empatia com o jogador como a trama do jogo não apresenta qualquer complexidade ou profundidade. Basicamente, todo o jogo consiste em sair do ponto A e chegar ao ponto B matando qualquer coisa que se mova em seu caminho. Não é dado ao jogador qualquer motivo para isso, exceto o fato de que possa haver mais inimigos para serem abatidos naquele ponto.

Jogabilidade

Novamente neste ponto, o jogo repete a mesma fórmula de tantos outros jogos anteriores e posteriores, entregando uma experiência “mais do mesmo”. No comando dos soldados das forças especiais, o jogador deverá atravessar as linhas inimigas atirando em tudo que se colocar em seu caminho. Para isso, contará com as mais diversas armas modernas á sua disposição, indo da simples faca ao chamado de um ataque aéreo em um ponto estratégico.

O modo campanha do jogo é extremamente curto, não levando mais do que 4 a 5 horas para ser concluído. E o nível de desafio proporcionado pelo jogo nesta modalidade é mínimo devido á (falta) de Inteligência artificial dos inimigos. Todos eles irão vir em pequenas hordas para tentar evitar seu avanço, mas o fazem de maneira descuidada: escondem-se atrás de caixas com menos da metade de seu tamanho, tentam proteger-se parados em campo aberto, e ocupam sempre os mesmos lugares sem nunca saírem do lugar. Para acertá-los, basta ficar com a mira travada em um ponto e esperar que o inimigo saia de seu “esconderijo”. Mesmo na dificuldade mais elevada, o jogo não apresentará um grande desafio para os mais experientes no gênero.

O jogo também é caracterizado pela sua grande linearidade. Não é concedido ao jogador qualquer tipo de escolha para a forma que ele deseja avançar. Todo o jogo será desenvolvido de forma a andar um pouco, matar inimigos, andar alguns metros para uma nova área onde há novos inimigos para matar, e assim sucessivamente. A sensação de repetição apresentada ao jogo acentua-se pelo fato de os cenários serem parecidos entre si, tornando toda a experiência repetitiva.

O modo para vários jogadores online pode oferecer ao jogador um desafio maior. Com uma opção de escolha de classes, cada uma com suas devidas vantagens e desvantagens dentro do campo, é importante procurar um maior entrosamento entre a equipe. Dos modos multiplayer, destaca-se o modo Combat Mission, onde são dados objetivos distintos a um grupo e ele deve cumpri-los antes que o tempo acabe. Este modo de jogo trás uma boa experiência ao jogo.

Gráficos e Som

Na parte gráfica o jogo não decepciona, entregando uma qualidade similar aos jogos de sua época. O nível de detalhamento dos ambientes e principalmente das armas é realmente grande. Desde as casas na cidade á sua volta como o efeito de explosões são bem caprichados, embora alguns bugs possam surgir eventualmente. Vale ressaltar que todos os modelos de armas existentes no jogo foram feitos com base nos modelos existentes no mundo real.

Já o departamento sonoro do jogo é de longe um dos pontos altos do jogo. A dublagem dos personagens é muito bem feita, trazendo toda a emoção necessária nos momentos certos. Além disso, os efeitos sonoros do jogo de maneira geral são bem trabalhadas. Os sons de tiros por exemplo, foram todos gravados a partir do som das armas reais em ação, trazendo assim um nível de realismo alto para o jogo.

Veredito

Medal of Honor trás muitas falhas e pouca inovação para o gênero, mas consegue divertir os jogadores pouco exigentes, que estejam á procura de um jogo mais descompromissado para jogar; ou aqueles á procura de uma experiência no multiplayer online um pouco diferente do convencional.

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7.5

Medal of Honor trás muitas falhas e pouca inovação para o gênero, mas consegue divertir os jogadores pouco exigentes, que estejam á procura de um jogo mais descompromissado para jogar; ou aqueles á procura de uma experiência no multiplayer online um pouco diferente do convencional.
  • + Gráficos bonitos
  • + Efeitos sonoros bem feitos
  • - Inteligência artificial péssima
  • - Campanha solo curta
  • - História rasa

Informações do Jogo