291 20/1/2015

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Sleeping Dogs

Tudo certo, mas nada demais

Um jogo de história cativante, gameplay divertido e bastante imersivo; faz tudo de forma muito bem, mas em nenhum momento se mostra brilhante ou surpreendente. Sleeping Dogs fez o para casa corretamente, mas não inovou, o que o faz ser um ótimo jogo, mas não digno de entusiasmo.

Apresentação

A história desde game gira em torno de Wei Shen, um policial infiltrado na rede criminal mais poderosa de Hong Kong. Seus objetivos são claros e sua ideologia parece fixa, até que ele começa acreditar em sua própria mentira, gostar de alguns criminosos e confundir sua cabeça na distinção do que é certo fazer o que não é. Nada muito inovador por aqui, mas a forma como é apresentada faz o jogador ficar ligado nos detalhes e totalmente imerso nesse mundo de narrativa intrigante.

O nível de realismo que o mundo aberto dessa fantasiosa Hong Kong proporciona junto com a história que dá sentido aos mais diversos locais na cidade gera um sentimento de pertencimento bacana, é o tipo de combinação que faz de um jogo coeso. Sem buscar comparações, mas o estilo GTA/Saint’s Row foi muito bem explorado nesse jogo, resquícios, naturalmente, dos iniciais desenvolvedores do games que anteriormente produziram a franquia True Crime.

Jogabilidade

Seja um combate com armas, no mano a mano ou uma corrida pela cidade, Sleeping Dogs não deixa ninguém cansado durante as quase 20 horas de jogo. O estilo consagrado de luta dos jogos Batman Arkham é ainda melhorado, sendo basicamente um botão para ataques, um para contra ataques e outro para segurar, mas suas combinações juntamente com a dinâmica do ritmo de ataque fazem com que haja uma variedade enorme de movimentos. Além disso, uma das coisas que na minha opinião é a principal razão pela diversão do gameplay é a possibilidade de usar objetos e construções do mapa na interação com o combate. Mesmo que algumas vezes seja o já conhecido “jogar o cara dentro do lixo”, a maior parte das interações são inovadoras e surpreendem a cada momento, uma mais brutal que a próxima. Já quando se coloca uma arma nos punhos de Wei Shen, a situação não fica mais tão legal, pois a câmera não entende muito bem o que você quer, a mira é difícil de manusear e, apesar da variedade de armas ser boa, elas não representam uma forma muito diferenciada de jogar.

Já que é um mundo aberto, a movimentação pela enorme Hong Kong não poderia ser sempre a pé, então veículos dos mais diversos tipos são usados e, devo dizer, muito bem usados. Os carros respondem muito bem e a variedade de tipos não só correspondem a uma carcaça nova, mas sim uma forma de dirigir diferente com velocidades e respostas do voltante variadas. O jogo se aproveita disso não só para colocar objetivos em áreas diferentes e fazer o gamer chegar até o outro lugar, há muitas missões que envolvem combate em veículos, pular de um carro para outro e o roubar e um sistema progressivo de corridas espalhadas pela cidade. Novamente a câmera é um problema recorrente nestes momentos, já que ela tende a ficar te atrapalhando quando se quer virar o carro em lugares mais estreitos.

Independentemente da forma de interação com o game, Sleeping Dogs trás um sistema de progressão de níveis bem interessante. São três formas de melhoras as habilidades de Shen que podem ser classificados em: pontos policiais, pontos criminais e pontos de popularidade. Cada missão vai dar uma pontuação específica para os dois primeiros dependendo das ações realizadas. Já entre as missões o terceiro ponto pode ser melhorado fazendo favores para alguns personagens espalhados pelo mapa.

Além disso, há muitas coisas escondidas pela cidade e o incentivo para as procurar vai de melhorar a quantidade de vida de Wei até para aprender novos movimentos de luta. Valem a pena pois aumenta o conhecimento da cidade e facilita o progresso do jogo, mas não é o tipo de coisa que empolga muito. Por fim, há um sistema competitivo social que mantém os scores das missões e alguns rankings de feitos e diversões ao longo do jogo que podem ser comparados aos números de amigos e outros jogadores no mundo. É uma adição divertida e gera aquele sentimento de competição que muitos gostam.

Gráficos e Som

O jogo no PC, naturalmente, tem melhores gráficos e inclusive vem com um Patch de novas texturas para quem tem um computador melhor, mas infelizmente não é nada impressionante. Alguns movimentos são artificiais e muitas vezes há queda de frames; nada que impeça a jogabilidade, mas certamente não desejável em um jogo que tem como base a velocidade de reação nos movimentos.

Já o som é bem interessante com uma dublagem muito convincente e bem feita, misturando Inglês com Chines de forma elegante e bem interpretada. A trilha, no entanto, só aparece em momentos não muito importantes e é ausente na maior parte do tempo. Ela só é interessante quando dirigindo carros, onde a variedade de estações de rádio é bem grande e as músicas são muito boas.

Veredito

Sleeping Dogs é um jogo que certamente é divertido, mas não vai esperando ser um daqueles jogos excelentes com surpreendentes mudanças na história ou momentos de excitação e emoção. Vale a pena jogar pois é um ótimo game e faz tudo que se objetiva de forma bem; possui um bom sistema de luta, dublagem bem feita e uma história intrigante. Alguns problemas com a câmera são irritantes, mas não atrapalham muito, e animações nem sempre parecem naturais, mas esse título, que quase foi abandonado em meio do desenvolvimento, é uma surpresa agradável no final das contas.

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8.0

Sleeping Dogs é um jogo que certamente é divertido, mas não vai esperando ser um daqueles jogos excelentes com surpreendentes mudanças na história ou momentos de excitação e emoção.
  • + Divertido
  • + boa jogabilidade
  • + cidade bem construída
  • - câmera não muito boa
  • - animações artificiais