435 20/1/2015

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Sonic Generations

O jogo que todos os fãs de Sonic esperavam! O jogo foi lançado para comemorar o vigésimo aniversário do personagem, e para ser bem fiel às expectativas, trouxe um novo estilo de jogo que é fantástico, apresentando tanto o nosso amado personagem moderno, como sua versão antiga e simpática!

Apresentação

Sonic Generations, como todos os jogos da série, possui uma história simples e rápida, porém dessa vez é bem interessante e criativa, com grandes revelações no final do jogo. Para fazer uma homenagem estilosa, o gueime une dois grandes momentos na história do Sonic: o clássico personagem pequeno e mudo que lembramos do antigo Sega Genesis e o Sonic moderno que habita às novas gerações de consoles, aonde o clássico aparece como uma versão mais jovem no tempo.

A trama principal ocorre quando um ser misterioso e sombrio surge nos céus, interrompendo a festa de aniversário de Sonic e rapta todos seus amigos, que se tornam prisioneiros no tempo, deixando-o inconsciente. Sonic então acorda em um espaço vazio chamado White Space (Espaço Branco), um lugar onde o tempo e espaço que foi apagado de toda vida e cor fica armazenado, e sem saber o que está acontecendo se dirige a Green Hills! Agora você está no controle, e novas pistas da história vão aparecendo em curtas cenas ao longo do jogo.

O jogo apresenta dois modos de jogabilidade, podendo trocar entre o Sonic clássico e moderno antes de acessar as fases, fazendo com que cada personagem tenha seu próprio estilo de jogo. O clássico atravessa as fases através de uma visão 2D de plataforma, e o moderno atravessa através de uma visão 3D, onde em determinados momentos muda de forma bem sutil para 2D e vice e versa. O jogo contém 9 cenários principais que fazem uma referência ao tempo, apresentando três eras diferentes (SEGA Genesis, Dreamcast, Moderna), e cada um deles, como já falei, com duas versões únicas. Além disso ele possui diversos desafios e missões extras para testar as habilidades do gueimer e coletar pontos, que podem ser trocados por diversos itens em uma lojinha, que podem ser coisas imediatistas como vida extra ou novas habilidades equipáveis que explico mais tarde, e como item especial, você também pode comprar com pontos o primeiro jogo da série, exatamente como foi lançado para Genesis (Que não possui nenhuma tecnologia atual, o que significa que não existe como salvar o seu jogo).

Jogabilidade

A jogabilidade é bem parecida com outros jogos da série, levando um grande foco em velocidade e adrenalina, neste jogo você tem a oportunidade de atravessar mapas completamente refeitos e readaptados de antigos jogos do Sonic.

Na versão moderna existem duas câmeras diferentes que funcionam muito bem. A primeira é uma visão 3D com a câmera posicionada em uma direção específica, que infelizmente nem sempre ajuda o jogador, sem nos dar a opção de movê-la, e apesar disso ser um ponto negativo em alguns momentos do jogo, ela faz um tremendo trabalho de funcionar brilhantemente em 95% do conteúdo do jogo. O próximo aspecto que diferencia bastante as duas versões são os movimentos que cada Sonic consegue usar. Explorando a explicação que o moderno é uma versão mais velha do que o clássico, este possui uma grande gama de movimentos, podendo acelerar para uma velocidade que supera 300 milhas por hora, as vezes deixando o controle do personagem bem complicado, como de fato deveria acontecer. Quando se atinge essa velocidade fica muito difícil ver o que está acontecendo, e quanto maior a habilidade do jogador, mais ele pode explorar esse recurso, fazendo com que jogadores mais experientes se sintam mais rápidos. E por último, temos o Homing Attack, uma habilidade onde Sonic da um encontrão aéreo em seu objetivo (podendo ser um oponente ou algum recurso do cenário como uma mola), e este ataque, uma vez usado, cria uma cadeia de ataques onde após cada investida o jogador recebe mais uma oportunidade de continuar a sequência. Essa mecânica é algo que torna o jogo bem fluido e é mais um grande mecanismo para tornar jogadores experientes mais velozes, o problema vem quando a câmera não ajuda, fazendo com que o jogador se jogue de um penhasco ao invés de investir naquela abelha filha da p... que nem é necessário matar, mas todos nós fazemos questão de tentar... Mas novamente isso é o tipo de coisa que acontece em uma ou duas ocasiões durante todo o jogo.

Aqui é aonde a coisa fica complicada! A versão clássica! Com as inúmeras habilidades que esse jovem ouriço pode usar, fica até difícil de comentar, mas vamos tentar. A primeira é a habilidade incrível de pular. Aqui você controla seu personagem em um cenário 2D com grandes desafios que um jogo de plataforma pode oferecer, e a coisa mais importante de se aprender aqui é a se tornar um mestre em pular na hora certa! O pulo pode ser executado ao se apertar um botão e deve ser apontado na direção certa! Incrível! Outra grande manobra é o Spin Dash, aonde o Sonic gira no mesmo lugar acumulando bastante potência e dispara para frente. Essas sãos todas suas habilidades iniciais, e é exatamente o que eu esperava! Aqui é aonde qualquer fã de Sonic, que acompanha todos seus títulos se maravilha. Toda a nostalgia vem a tona quando se entra pela primeira vez em Green Hills (Primeira fase do primeiro jogo do Sonic) jogando com o Sonic baixinho e simpático, ouvindo a música que ouvíamos em nossa infância, com novos gráficos e com uma qualidade incrível. O jogo é bastante fiel ao antigos e a única mudança de jogabilidade aqui, é que podemos acessar o Spin Dash através de um botão, que é uma alternativa muito útil ao antigo método de apertar para baixo+pulo, podendo acessar a manobra enquanto se está em movimento.

Missões: Nas duas versões existem missões extras que ocorrem nas fases principais, que têm diversos desafios diferentes e interessantes e que ao completar, se ganha pontos e libera um mini-desafio onde um sino dourado aparece no topo da entrada da fase e quando se encosta no sino, uma nota musical flutua pelo mapa, ao pegar a nota musical você libera músicas antigas que podem ser escolhidas para tocar durante as fases.

Shop: Existe uma lojinha ao lado esquerdo dos mapas, onde pode-se comprar habilidades especiais que podem ser de grande ajuda durante as fases. Alguns exemplos são: perder menos velocidade na água e em morros, moedas demoram 10 segundos para desaparecer, dentre várias outras. Todo personagem pode ter um total de 100 pontos de habilidades equipado, e cada habilidade ocupa uma quantidade de pontos equivalente a sua utilidade, de forma que fique balanceado ao ponto do jogador poder usar as que mais lhe interessam. Aqui pode-se comprar vidas extras e com muitos pontos pode-se comprar também o primeiro jogo da série do Sonic, que mais tarde pode ser acessado no White Space.

Red Stars: Em todas as fases, existem 10 moedas vermelhas escondidas (as vezes nem tanto). Se conseguir pegar todas as 10, uma grande estrela vermelha aparecerá no topo da fase, no White Space, e você adquire uma habilidade única equipável para aquela versão do Sonic.

Gráficos e Som

Sobre os sons não há muito o que falar, além de que são os mesmos usados em todos os outros jogos de Sonic, incluindo os sons antigos das versões de Genesis (como o som do personagem reganhando fôlego em uma bolha de ar), porém com uma qualidade melhor que vêm com o nível do console. Já as músicas são versões novas e remixadas de músicas que acompanharam nosso personagem por toda sua história, contendo também músicas originais de TODOS os jogos do Sonic que são liberadas através de missões e podem ser selecionadas para tocar nas fases normais do jogo.

Os gráficos do jogo são incrivelmente bonitos e bem detalhados, até mais do que temos tempo de observar, já que muitas cenas incríveis ficam facilmente para trás enquanto corremos através da fase a 300mph. Mas a SEGA não se importou com isso e fez um belíssimo level design. Algumas cenas durante o jogo realmente fazem o jogador sentir que está no meio de um filme como Velozes e Furiosos, mas com o dobro de velocidade e ação!

Replay

Com todas as missões e objetivos secundários nas fases, Sonic Generations que vale a pena jogar repetidas vezes, porém apenas quem é grande fã da franquia vai realmente explorar essa opção. As missões são todas nos mapas principais, com exceção de três, onde se enfrenta Shadow, Silver e Metal Sonic, e todas as fases tem um rank que vai até S. O ponto positivo, e o que pode interessar muitos fãs, é que as fases possuem vários caminhos escondidos que podem revelar mapas refeitos de vários jogos que já tenha jogado, mas para a maioria dos jogadores isso não é um incentivo grande o suficiente e correr 10x ou mais pela mesma fase pode ser bem cansativo. Neste ponto não acho que o jogo é muito forte. Mas é bom, e muita gente vai querer aprender a passar a fase sem parar de correr por nem um segundo e conseguir seu rank S.

Veredito

O jogo foi o melhor jogo de Sonic que já joguei e agradou todas as minhas expectativas, não só de um jogo novo, mas de um jogo do Sonic! Me sinto veloz, os puzzles são interessantes, me sento nostálgico, gosto de quase todas as músicas e as que não gosto posso mudar, o gráfico é incrível e posso FINALMENTE jogar um jogo onde eu posso escolher jogar 2D ou 3D e os dois são ÓTIMOS! O que não gostei foi, infelizmente, da última luta contra o BOSS, que na minha opinião é horrível e frustrante, e apenas isso. Todas as outras falhas são normais e nenhuma é frequente o suficiente para valer a pena mencionar.

Essa análise cobre as versões de PS3, Xbox 360 e PC, mas o jogo também se encontra disponível para Nintendo 3DS.

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9.0

O jogo foi o melhor jogo de Sonic que já joguei e agradou todas as minhas expectativas, não só de um jogo novo, mas de um jogo do Sonic!
  • + Rápido
  • + Possui 2 modos de jogabilidade
  • + Faz grande homenagem aos jogos anteriores
  • - Não tem uma história que prende
  • - Câmera irrita em certos momentos

Informações do Jogo