1086 20/1/2015

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Entrevista com o desenvolvedor brasileiro Pedro Silvério

Olá caros leitores! Continuamos com nossas entrevistas aos desenvolvedores brasileiros, e desta vez conversamos com Pedro Silvério designer responsável pelo jogo Satellite Rush

Gueime: Pedro, muito obrigado por ceder um pouco do seu tempo pra esta entrevista. Conte-nos um pouco mais sobre você, como você começou sua vida nos jogos, quais são seus jogos/plataformas favoritas...

Pedro: Leandro, eu que agradeço você pela entrevista. Quanto mais mostrarmos que o Satellite Rush existe e que nós da Kimeric Labs estamos dando um gás para desenvolver nosso jogo da melhor e mais divertida forma possível, é de grande ajuda. Eu sou designer, e trabalho na Kimeric Labs como artista, porém anteriormente eu trabalhava em uma empresa de ensino a distância. A idéia de trabalhar com jogos veio do meu amigo Daniel Ximenes, que já tinha um grupo formado e precisava de mais um artista para compor a equipe. Como trabalhar com jogos é o meu sonho, lógico que aceitei na hora. Quanto aos meus jogos preferidos, é uma pergunta um pouco difícil, porque eu sou bem eclético. Mas posso dizer que Breath of Fire 3 e 4 e a trilogia Mass Effect foram os jogos que mais me manteve imerso no enredo.

Gueime: E como surgiu a ideia de lançar um jogo?

Pedro: Então, o Satellite Rush surgiu em uma reunião de amigos no Bar. Estávamos discutindo idéias pequenas para se fazer no Ludum Dare, e essa acabou surgindo. Achamos a idéia de lutar em uma arena intergalática, onde você interage com a platéia, muito divertida e com um potencial alto. Portanto decidimos guardá-la para desenvolver e ser lançada pelo nosso estúdio.

Gueime: E quais foram suas referências para criar o jogo?

Pedro: Para a jogabilidade, nós pegamos como referência o Smash TV, que é um jogo com uma temática até bem parecida e o Binding of Isaac. Para a história do jogo, nos inspiramos em séries e filmes como Doctor Who, O Guia do Mochileiro das Galáxias e Alien vs Predador. A nossa intenção é dar um ar de humor para o jogo, além de deixá-lo bem desafiador.

Gueime: E qual é a maior dificuldade em se lançar um jogo hoje em dia

Pedro: Aqui no Brasil eu posso citar inúmeras dificuldades. O mercado não é bem desenvolvido, o governo dá pouco incentivo ou não entende o mercado desenvolvedor de jogos. Essa é uma questão muito complexa. Pela minha experiência, com os recursos que o nosso país oferece hoje e com o SplitPlay, que acabou de ser lançado, arrisco em dizer que a maior dificuldade é fazer seu jogo ser conhecido mundo afora, principalmente se você ainda não tem nenhum jogo de sucesso já lançado. Ou seja, você tem que investir muito tempo na divulgação do seu jogo no exterior e acaba perdendo muito tempo de desenvolvimento, se seu objetivo for começar uma campanha no kickstarter, no indie gogo ou no Steam Greenlight.

Gueime: Uma questão que sempre gosto de levantar: Peter Molineaux afirmou em uma entrevista que "os jogos indies estão passando apenas por um momento, e que ele acabará logo". O que você acha desta afirmação?

Pedro: Olha, talvez ele tenha dito isso pela falta de confiança na economia mundial. A economia mundial está em crise, mas em minha opinião é passageiro. Quando olhamos na perspectiva do Brasil sem dúvida a economia está aquecida, mas não acredito que esteja instável. Apesar de vermos tantos escândalos de corrupção, e da inflação estar subindo, nem de longe se compara a crise econômica que o mundo viveu até pouco tempo. O Brasil está economicamente forte e sem dúvida o governo logo perceberá que uma indústria de jogos bem desenvolvida ajuda e muito não só na economia do país, mas também na educação, com universidades voltadas para o desenvolvimento de jogos. Segundo Jason Della Rocca, ter uma indústria de jogos bem desenvolvida está entre os cinco principais interesses dos países em desenvolvimento.

Gueime: E com base nisso, o que você acha que falta melhorar ainda na indústria/público brasileiro?

Pedro: Primeiro, o governo precisa entender melhor as nossas necessidades. É ótimo ver que está aparecendo novos congressos, como o BIG, que ajuda a estreitar as relações dos desenvolvedores nacionais com os desenvolvedores estrangeiros, mas isso ainda não é o bastante. Eu estou bem confiante que a nossa indústria irá crescer bastante nos próximos anos e que o governo vai nos entender. Quanto ao público brasileiro, eles ganharam, na verdade nós ganhamos uma excelente ferramenta de distribuição de jogos que é o SplitPlay. Era o que faltava para público brasileiro conhecer os jogos nacionais. Antes era muito difícil encontrar jogos brasileiros e muitas vezes você jogava um jogo e mal sabia que ele era brasileiro. Acho que estamos caminhando para um bom futuro.

Gueime: O que você acha de sites em que as pessoas financiam os projetos, como o Kickstarter e o Indie Go Go?

Pedro: Eu acho que é uma oportunidade interessante para muitos desenvolvedores independentes, além de ser uma ótima ferramenta para divulgação e formação de uma comunidade sólida para o seu jogo. Porém, não deixa de ser um caminho extremamente arriscado. Sugiro que aqueles que pensam em botar um projeto em sites como o Kickstarter, tracem um segundo plano ou não dependa apenas do kickstarter para poder lançar seu jogo.

Gueime: Deixe um recado, uma dica, um pedido de cartas do Steam, o que quiser para os nossos leitores!

Pedro: Então pessoal, Estamos desenvolvendo o Satellite Rush, o jogo está muito irado, mas precisamos da sua ajuda para chegar ao Steam! Dêem uma visita no nosso Greenlight, assista ao nosso vídeo e se gostar, vote sim e deixe um comentário! Não se esqueça de acompanhar a gente pelo Facebook e Twiter também! Estamos sempre disponíveis para responder qualquer pergunta, Valeu!

Greenlight: www.steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=173746665

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Pré-venda na Splitplay:

http://www.splitplay.com/pt/games/satellite-rush

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