1051 20/1/2015

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Ficando em dia com Pokémon: Guia rápido para quem deixou de acompanhar a série

Evolução

Os novos jogos de Pokemon - Pokemon X e Pokemon Y - estão chegando rápido e chamando muita atenção, atraindo o interesse dos fãs novos e antigos. No entanto, após todos esses anos de afastamento, muitos antigos fãs de Pokemon estão desistindo de experimentar os jogos antes da hora, alegando não estarem em dia com tantas mudanças desde os 150 primeiros monstrinhos.

Nesse caso, chega de desculpas. Hoje o Gueime dará a vocês a oportunidade de entender de maneira rápida tudo o que aconteceu desde a febre pokémon em 1999 até os novos jogos!

Preparem a poké-agenda, o boné e as poké-bolas. Vamos começar a viagem.

A primeira geração

De fato, uma miríade de coisas mudou desde o lançamento dos jogos que inauguraram a franquia: Pokemon Red e Blue, lançados em 1996. Nessa mesma geração, surgiu o Pokemon Yellow em 1998. Esses dois jogos deram origem à série e possuem cento e cinquenta e um pokémons: De Bulbassauro até Mew. É a geração base e provavelmente a que vocês conhecem.

A ideia era substituir as tão populares brigas de insetos no japão. 151 monstrinhos foram criados, tendo tipos (como fogo, água e planta) com fraquezas e resistências, poderes e uma cadeia evolutiva que deixa o pokémon diferente de acordo com o quão forte está.

Esses monstrinhos são capturados através de cápsulas denominadas "poké-bolas". Pokémons mais raros são mais difíceis de capturar, outros não são encontrados em determinado jogo e requerem que você troque com um amigo que possua a outra versão (uma boa jogada para incentivar o multiplayer nesse pequeno jogo que não conhecia o próprio potencial).

Os jogos da primeira geração foram Red, Blue, Green e Yellow.

A segunda geração

Em 1999 foram lançados os jogos Pokemon Gold e Silver, seguidos por Crystal. Esses dois jogos eram uma continuação direta dos originais e seriam os últimos jogos da série, fechando a história. Na jogabilidade, diversas mudanças ocorreram: desde a implementação de gráficos melhorados, opção de sexo para seu personagem até mudanças de gameplay.

Dois tipos novos de pokémon foram criados nessa geração: Metal e Trevas. Além disso, cem novos pokémons foram introduzidos, sendo vários dentre eles evoluções de pokémons antigos.

Os pokémons passaram a ter sexo, introduzindo uma mecânica de cruzamento que deu origem a ataques exclusivos aos pokémons. Além disso, passaram a existir ciclos de noite/dia, vários novos tipos de poké-bolas e laços de amizade entre treinador e pokémon, que trazem benefícios diversos, como evoluir certos pokémons ou deixar certos ataques mais fortes.

Foi criada também a capacidade de um pokémon segurar itens. Isso pode oferecer uma gama de reações: ele pode estar segurando uma fruta que o cura da paralisia, caso seja paralizado. Ele pode estar segurando um item que aumenta o dano de ataques psíquicos. Outros itens podem até evoluir certos pokémons que os estejam segurando

Por último, foi introduzida a mecânica de pokémons “shiny”. Esses raríssimos pokémons são versões de cor diferente dos pokémons normais, como por exemplo um Charizard preto. A chance de se encontrar um pokémon shiny é de 1 em 8192. Isso os faz altamente valiosos.

A terceira geração

Em 2002, a saga Pokemon continuou, se inaugurando no Game Boy Advance com os jogos Pokemon Ruby e Sapphire, seguidos por Pokémon Emerald e os remakes da primeira geração ambientados na mecânica da terceira: Fire Red e Leaf Green. Essa continuação se deve ao sucesso da segunda geração, que foi mais do que o suficiente para que a Game Freak, desenvolvedora do jogo, fosse em frente com a franquia.

Nesse terceiro capítulo, 135 novos pokémons foram introduzidos. A grande mudança no sistema do jogo foi a criação de habilidades. Todo tipo de pokémon possui uma ou duas habilidades. Essas habilidades podem variar desde a incapacidade de dormir até invocar chuva ao entrar em campo. Saber as habilidades de cada pokémon deixa o treinador um passo à frente na batalha!

Além disso, cada Pokémon passou a nascer com uma personalidade. Essa personalidade indica quais status ele possui de melhor. Por exemplo, ele pode possuir mais ataque e menos velocidade. Mais defesa e menos ataque.

A quarta geração

A quarta geração foi lançada em 2007, marcando a chegada da saga mais vendida da história dos portáteis no Nintendo DS com os jogos Diamond e Pearl, seguidos por Platinum e os remakes da segunda geração: Heart Gold e Soul Silver. Nela, foram adicionados 107 novos pokémons, além de novas habilidades, ataques e itens; assim como em toda nova geração. Os pokémons passaram a possuir diferentes formas: Um Scyther macho possui o abdômen menor do que uma fêmea. Um Rhyhorn macho possui um chifre maior do que uma fêmea. Isso só acontece com determinados pokémons.

Aconteceu também a implementação de tempo real. Se você jogar os jogos de noite, o jogo estará se passando durante a noite. Isso altera o tipo de pokémon que você poderá encontrar no mato. Além disso, um novo sistema que segue os dias da semana em tempo real muda os eventos que ocorrem no jogo. Às vezes uma loja só abre de quartas-feiras, ou há um evento especial de sábados.

Os ataques passaram a ser considerados Físicos ou Especiais. Os ataques Físicos são fortificados pelo atributo Ataque e os ataques Especiais, pelo Ataque Especial. As defesas que diminuem o dano desses golpes são a Defesa e Defesa Especial, respectivamente. Além disso, um terceiro tipo de ataque foi implementado: Status. Esse tipo de ataque não causa dano e não depende de nenhum outro status. São os famosos golpes que forçam o oponente a dormir ou ficar envenenado, por exemplo.

Por último, passou a existir suporte online para os jogos da série, com um sistema de matchmaking para ranking ou para batalhas livres, além de uma central de trocas. Nessa central, o treinador pode depositar um pokémon qualquer e pedir o pokémon que quiser. Depois disso, é só esperar que outro jogador se interesse e efetue a troca.

A quinta geração

A geração mais recente foi lançada para Nintendo DS em 2010 com os jogos Black e White, seguidos por Black 2 e White 2. Novos 155 pokémons foram criados, nos levando ao total de 649 monstros. Pela primeira vez tivemos um roteiro realmente envolvente, o que foi uma evolução que todos esperamos que continue na próxima geração.

Batalhas triplas foram introduzidas de maneira semelhante às batalhas em dupla na terceira geração. Além disso, a batalha de rotação foi introduzida: uma batalha em trios com um pokémon ativo e dois aguardando, podendo “rotacionar” a batalha em tempo real, trocando o pokémon ativo por outro que esteja esperando no campo de batalha. Isso adicionou uma camada absurda de estratégia para as batalhas, apesar de o tipo de batalha oficial de campeonatos ser a batalha em dupla: preza os diferentes papéis de pokémon, tendo a profundidade estratégica ideal para o jogo.

Foram introduzidas as gramas escuras, onde você pode achar dois pokémons selvagens, geralmente em níveis levemente superiores à média daquele lugar. Um novo tipo de habilidade foi adicionada: a habilidade secreta. A maioria dos pokémons passou a possuir mais uma habilidade; indisponível de maneira comum no jogo. Pokémons com essa habilidade só podem ser adquiridos em lugares escondidos do jogo, eventos e no Dream World (Mundo dos Sonhos), site que se comunica diretamente com seu jogo. Nesse site, você joga vários mini-games com seu pokémon, podendo trazer um pokémon encontrado no site para seu jogo. O pokémon sempre terá sua habilidade secreta.

Todo mês na vida real muda a estação no jogo. Assim como o horário na quarta geração, as estações mudam o jogo, cosmeticamente, permitindo o acesso a áreas antes inacessíveis e mudando os pokémons que podem ser achados. Há até um pokémon que muda de aparência dependendo da estação!

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