1268 20/1/2015

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League of Legends Tutorial #1 - A História

Bom galera, o jogo League of legends (Liga das Lendas em Português) está fazendo um sucesso tremendo e o site aqui do Gueime semanalmente traz a rotação grátis de campeões. Vendo que o público desse jogo tem crescido muito, é notável que vários jogadores ainda se sentem perdidos pois são novatos, não sabem as estratégias, posicionamentos, a forma de jogar, como ser portar com cada campeão, etc.

Pois bem, depois que pensei em todos esses fatores, resolvi escrever uma série de artigos semanais com tutoriais. Mas o quê é isso? Simples, eu vou escrever artigos, abordando todos os quesitos dos LOL.

Falarei de estratégias, formação de times, posicionamento, gírias, comportamento em batalhas em grupo e sozinho, itens a se usar, campeões e suas dificuldades ou até mesmo um pouco da história dos personagens e do universo de Runeterra, onde se passa o próprio League of Legends.

Então esse é o nosso primeiro artigo Tutorial de League of Legends “que se abram as cortinas e rufem os tambores”.

Primeiro, vamos entender o quê é o LOL. Nesse contexto irei explicar os pontos da história do jogo em si (uma boa parte do público não sabe, mas LOL tem uma baita história), assim abordarei os cenários, as modalidades de jogo e a rivalidade de alguns campeões. Chega de papo, preparem a cadeira ai que a história é meio complexa e longa, então vai sobrar pano pra manga hehe.

O League of Legends é um jogo que foi desenvolvido e é distribuído gratuitamente pela empresa Riot Games desde o ano de 2009, tendo versões para PC e MAC. O jogo em si é do estilo MOBA ( Massive Online Battle Arena, ou em português Arena Online Massiva de Batalha), que foi inspirado no mod do jogo Warcraft 3, chamado DOTA( Defenders of The Ancients, ou Defensores dos Anciãos).

Ele se passa no mundo de Runeterra, um mundo medieval, envolto em mistérios, magia, ordens secretas e até alguns personagens fofinhos (e outros pra lá de bizarros). Mas mesmo sendo um mundo mágico, não é tão tranquilo assim. Duas cidades estados ( sim equivalentes as antigas metrópoles gregas, tanto em poder como rivalidade) chamadas de Demacia - bem parecida com Atenas por assim dizer - e Noxus - já essa é equivalente a Esparta -, sempre estiveram em guerra. Motivos? Bem ninguém sabe ao certo, apenas que existe um ódio entre as duas nações, causando brigas por territórios, invasões e embates sangrentos.

Mas essa rincha entre ambas as nações começou a afetar todo o continente. Outras cidades, povos e templos sagrados acabaram virando campos de batalhas. Vendo o mal que tais conflitos estavam causando ao mundo, uma antiga ordem de feiticeiros, também conhecidos como invocadores, acabou fundando o glorioso Instituto da Guerra. Um conselho que decidiria de forma menos destrutiva tais embates. Eles criaram o seguinte sistema válidos a todos os povos de Runeterra: dois governos que estão em conflitos viriam até eles, escolheriam uma equipe de campeões os quais os representariam e esses campeões seriam postos em uma arena. Quando uma das equipes vencer, o governo que a escolheu vence o conflito também; sem contestação, sem choro nem vela. Quem discordasse ou tenta-se algo contra o governo vencedor irá dar satisfações ( claro que sendo de uma maneira nada agradável) ao próprio conselho dos invocadores.

Existem 4 arenas, cada uma tendo um tipo diferente de combate e cada tipo de combate é uma modalidade diferente do jogo, resultando em 4 modos diferentes a se jogar; sendo elas:

Summoner’s Rift, Twisted Treeline, Howling Abyss e Crystal Scar.

PS: Não há uma versão em português destes nomes.

Summoner’s Rift:

Este é o mapa o qual a maioria das pessoas aprendem a jogar e que mais faz sucesso, sendo utilizado para partidas com ranking oficial e nacional além de ser o único que é utilizado em todos os campeonatos. Neste modo de jogo existem dois times, cada é um formado por 5 jogadores, sendo o famoso 5 x 5 ou também 5 vs 5. Existem 3 pistas (ou lanes se preferir chamar dessa maneira) principais, sendo ela TOP: a pista de cima, MID ou Middle: equivalente a pista do meio do mapa e BOT ou Bottom: Equivalente a pista da parte debaixo do mapa. Existe também a parte do mapa inexplorada, a Selva ”ou jungle”, porém ela será citada com maiores detalhes no tutorial de posicionamento.

Cada pista leva à base principal de cada equipe. Nessa base existiram 3 inibidores, 2 torres defensivas e o Nexus e, ao o destruir, inimigo sua equipe vence o a partida. Porém, no trajeto para ambos os Nexus existem torres, as quais tem um dano estupidamente alto e uma velocidade de ataque também grande, podendo matar qualquer herói facilmente. Ai vocês me perguntam “ Mas como vou conseguir chegar na base inimiga assim?”. Simplesmente tendo uma estratégia. Em um certo intervalo de tempo, soldados que são chamados de minions serão gerados a partir de sua base e do inimigo e eles irão se encontrar nas lanes e lutar entre si, seu papel é matar os minions do inimigo, ganhar experiência e dinheiro para se fortalecer no jogo; e acima de tudo, garantir o avanço de suas tropas para que elas chamem a atenção da torre para que possa a destruir. Destruindo as 3 torres de cada pista, você poderá destruir o inibidor e chegar ao Nexus inimigo.

Média de tempo de jogo: 45 minutos

Twisted Treeline

Mesmo estilo de jogo e mesmo objetivo, porém serão apenas 2 pistas e as equipes terão apenas 3 jogadores cada uma.

Média de tempo de jogo: 20 a 30 minutos

Howling Abyss:

Sendo apenas uma lane, a do mid, esse modo de jogo é conhecido como ARAM ( All Random All Mid -Todos no Meio Todos Aleatórios). Como o nome diz, todos na lane do meio todos aleatórios, o jogador não escolherá seu campeão, o sistema irá escolher por ele de forma aleatória.

Média de tempo de jogo: 15 a 30 minutos

Crystal Scar

Um dos modos de jogo que digamos...é bem esquecido porém divertido. Este modo de jogo é um 5 x 5, porém o objetivo é conquistar pontos estratégicos do mapa. Não há como você atacar o Nexus inimigo, então para destruí-lo seu time devera causar dano ao Nexus, mantendo por mais tempo os pontos de controle a favor da sua equipe.

Média de tempo de jogo: 15 a 25 minutos

Esse é o primeiro tutorial e foquei em situar todos em relação aonde e por quê dos acontecimentos do League of Legends. É sempre bom sabe a história e sobre os acontecimentos. Espero que tenham gostado e semana que vem venho com o próximo tutorial, abordarei um pouco mais da história e também a questão de posicionamentos e formação de equipes.

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