2597 20/1/2015

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Os 10 piores tipos de Conquistas/Troféus

    A maior parte dos games atualmente contam com um sistema de conquistas / troféus / achievements que busca elevar o grau de envolvimento do jogador, gerar um sentimento de vitorioso em mais momentos e, querendo ou não, esse sistema dá uma forma de mostrarmos o quanto somos bons naquele jogo. Contudo, nem sempre conquistas são interessantes ou, no mínimo, úteis. Então vamos enumerar 10 tipos de conquistas que simplesmente não fazem sentido algum.

    • 10. O Extremamente Fácil

    Alguns jogos simplesmente não entendem o por quê de uma conquista. Ou isso ou eles simplesmente acham que somos burros e facilmente impressionáveis. Jogos como Simpsons (vídeo) que dão uma conquista por simplesmente clicar no botão START ou mesmo Minecraft Xbox 360 Edition que te congratula com uma conquista por abrir o inventário ganham o nosso décimo lugar.

    • 9. O que te Insulta

    Quando pensamos no que significa uma Conquista, normalmente estamos pensando em um progresso para CONQUISTAR algo…ou mesmo ganhar um TROFÉU por ter passado por alguma situação crítica e somos RECOMPENSADOS por essa vitória. Alguns jogos acham, contudo, que se formos péssimos em seu manejo, faz sentido nos dar uma conquista por isso.

    Guitar Hero III é um ótimo exemplo: no momento em que mais estamos putos por não conseguir completar uma música 10 vezes…Conquista! Mais estranho ainda, se falharmos uma música logo após ter conseguido mais de 90% nela advinha o que ganhamos?! É possível entender que essa franquia não é tão legal com os jogadores, já que em Guitar Hero II, se você falhar uma música no Fácil, você ganha uma conquista; e devo dizer que falhar uma música nesse modo é equivalente a dizer que você tem uma capacidade motora bem…..reduzida.

    Para não dizer que é uma implicação com Guitar Hero, Prince of Persia finge ser seu amiguinho dizendo que não vai contar para ninguém quando te dá uma conquista no momento que você diminui a dificuldade do jogo. God of War Collection te dá um sutil troféu chamado “You suck!” quando você morre algumas vezes consecutivas.

    • 8. O Sem Sentido

    Quando estamos jogando, o que alguns desenvolvedores esperam que vamos fazer? Jogar?! HAHA, claro que não, vamos é assistir 20 minutos de créditos para ganhar uma conquista. Muitos jogos adicionam essa inutilidade como Dance Central 3 ou, mais uma vez, Guitar Hero II. Além disso, não entendo o que os criadores de Command and Conquer 3 pensaram quando resolveram nos recompensar com um achievement após apertarmos 2047 vezes o botão A em uma Única Missão! Esses são exemplos de troféus que nos fazem sentir menos como jogadores e mais como inúteis sem o que fazer.

    • 7. O das Coleções Inúteis

    Alguns jogos se enchem de objetos espalhados e, na maior parte das vezes escondidos, que vão dar algum tipo de bônus na história (como Batman Arkham City) ou conhecimento (como em BioShock Infinite) para que seja mais um incentivo para nos manter entretidos com determinado título. Contudo, alguns jogos adicionam uma infinidade de colecionáveis que simplesmente não ajudam em nada na história e muito menos melhoram nossas chances de ganhar o jogo. Esse último é o caso de Assassin’s Creed, que temos centenas de bandeirinhas que algum maluco escondeu pela Terra Santa sem nenhum motivo aparente. Ou quem sabe GTA IV, que nosso protagonista não gosta de pombos e deve atirar em DUZENTAS aves que, muitas vezes, estão extremamente escondidas em lugares que não fazem sentido.

    • 6. O que é Feito Para Quem Quer Pontos

    O que Dirt, Forza 2, Call of Duty 2, Bully: SE, X-Men 3 ou, principalmente, Avatar: TLA tem em comum? São jogos com conquistas ridículas feitas para os aficionados em conseguir pontos ao invés de jogar o jogo em si. Avatar é o exemplo mais ridículo já que, se quisermos, conseguimos 1000 pontos, todas as conquistas, em apenas 5 minutos. Nesse caso é quase uma vergonha mostrar as conquistas que qualquer um com uma mínima habilidade de apertar UM botão consegue.

    • 5. O do Multiplayer que Ninguém Joga

    Alguns games colocam troféus para recompensar a performance online do jogador, mas, para adquirirmos tais, é necessário um número mínimo de jogadores que também jogam online. Tudo bem que é injusto reclamar de jogos mais antigos que atualmente muito pouca gente joga, mas alguns se superestimam um pouco (demais). É o caso de NBA Live 2007 que exige que 1000 pessoas joguem ao mesmo tempo…o problema é que nem tanta gente comprou o jogo e, mais ainda, menos pessoas jogaram online ao mesmo tempo.

    • 4. O que faz Propaganda

    Felizes da vida estamos jogando NCAA Football 2009 quando ganhamos uma conquista! YEAAAH…aí lemos: Old Spice Red Zone Perfection….sim, uma conquista patrocinada por uma marca de desodorante. Nem vou comentar.

    • 3. O Extremamente Difícil

    Eu mencionei acima que conquistas fáceis demais são ruins, mas convenhamos que algo próximo ao impossível também é, se não for mais, sem noção. Você gosta de Max Payne 3? Bom o jogo, né? Agora, complete o jogo no nível mais difícil, com tempo limitado E sem poder morrer. Está você jogando nesse modo, todo feliz indo para o final do jogo, mas de repente uma falha te faz morrer…o que acontece? Capítulo 1 e tenta de novo. Boa Sorte!

    Em Mega Man 10 temos que completar o jogo inteiro sem tomar NENHUM dano. Estamos falando de Mega Man. Qual a chance de não sofrer dano nenhum? Ou quem sabe em Call of Duty 4, que existe um level projetado para ser dificílimo e para ganhar a conquista deve terminá-lo em menos de 60 segundos no modo Hard. Se quisermos também podemos voltar aos Guitar Heroes, havendo músicas que é mais fácil aprender tocar uma guitarra de verdade do que conseguir finalizar no nível mais difícil, como é necessário para os Troféus. Quer mais? Que tal em War of the Worlds, que você tem que terminar o jogo de uma vez só no modo mais difícil sem morrer…? Parece fácil? Até hoje, pelo que pesquisei, ninguém conseguiu essa conquista.

    2. O Extremamente Demorado


Terminar jogos longos não é um problema e muitas vezes passar horas e mais horas em um jogo é algo muito bacana, mas convenhamos que gastar uma infinidade de tempo para conseguir uma conquista que provavelmente só existe para te fazer ficar horas em uma tarefa inútil é algo que irrita. O exemplo clássico é em Dead Rising que tem que se passar 7 dias do jogo (14 horas em tempo real) brincando de sobreviver em um shopping cheio de zumbis, sem morrer, de uma só vez e sem poder salvar e continuar em outro momento…e não é só deixar o jogo ligado pois é necessário alimentar o personagem de temos em tempos. Pelo menos podemos salvar nesse, algo que Rock Band 2 não deixa quando temos que terminar TODAS as músicas do jogo sem poder apertar Start. O nome dessa conquista é ‘Bladder of Steal”, bexiga de aço, e realmente não tem outro propósito a não ser proporcionar um momento de tensão e cansaço nos jogadores.

Se quiserem mais, que tal em Gears of War 2, que é necessário 100 mil mortes com suas habilidades tanto na campanha quanto online. Para ter uma ideia, ao terminar o jogo e jogar um pouco online, uma pessoa normal tem registrada cerca de 3 mil mortes….

1. O Extremamente Difícil E Demorado


Para terminar, há aquelas conquistas que a maioria das pessoas normais simplesmente nem tentam conseguir, o que faz deles um dos mais inúteis possíveis. Aqueles que conseguem esses troféus são bravos guerreiros e merecem meu comprimento, mas sinceramente não acredito que conhecerei alguém que já os tenha adquirido. Quake 4 e Ghost Recon: Advanced Warfighter ambos possuem achievements para ficar no PRIMEIRO lugar do ranking MUNDIAL do multiplayer. Vamos parar para pensar um pouco o que isso significa: 1- Passar horas, mais horas e muito mais horas jogando multiplayer. 2- Passar horas e mais horas tentando desenvolver habilidades suficientes para se o melhor do mundo. Divirta-se!

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É isso aí pessoal, espero que tenham gostado! Se tiverem alguma sugestão para futuros Top 10, fiquem a vontade para se expressar nos comentários e vamos continuar ganhando Conquistas (de preferência mais interessantes que essas acima).

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