Um guia simples para respirar e alongar para reduzir a dor

Um guia simples para respirar e alongar para reduzir a dor

Não é uma coincidência que as técnicas de ioga e respiração estejam intimamente ligadas. A maioria das pessoas prendem a respiração quando se alongam. Essas técnicas de respiração podem ajudar a aliviar a dor.

Respire enquanto alonga

Lembrando-se de inspirar e expirar lentamente, mantemos o fluxo de oxigênio para os músculos e relaxamos, permitindo que os músculos se estiquem ainda mais.

Aqui estão três maneiras de respirar durante o exercício, incluindo alongamento. Combiná-los ajudará você a ficar relaxado e a reduzir a falta de ar.

  1. Respire pelo nariz: isso aquece e umidifica o ar, uma característica interessante no ar frio e seco, e também reduz a quantidade de poluentes atmosféricos que seus pulmões absorvem.
  2. Respiração diafragmática: Pessoas com dor tendem a respirar superficialmente. Respirando profundamente, você enche os pulmões com ar, trazendo mais oxigênio para o cérebro e para todo o corpo. Exercício: inspire lentamente pelo nariz enquanto seu abdômen – não seu peito – se expande, inspirando o máximo que você puder. Prenda a respiração, depois expire ao se alongar, esvaziando completamente os pulmões. Tente respirar três vezes a cada trecho.
  3. Respire com os lábios comprimidos: Respire pelo nariz, incha o abdômen, seguindo as duas técnicas anteriores e expire apertando os lábios por mais tempo do que a sua inspiração.

Estique para melhorar a flexibilidade

Mesmo pessoas sem dor crônica perdem 5% de sua flexibilidade a cada década. A dor tende ao seu corpo, um reflexo muscular normal para se proteger. A tensão de um único músculo pode afetar todo o corpo: um bezerro tenso, por exemplo, pode causar dor no joelho, canela ou pé.

  • Quando você não se move, os músculos tensos se contraem, diz a fisioterapeuta Christine Zampach. “Você tem que reverter esse processo e ensinar o corpo a baixar a guarda e retornar ao seu equilíbrio normal.”
  • O alongamento melhora a circulação, aumentando o fluxo sanguíneo em áreas doloridas, o que acelera a cicatrização.
  • O alongamento também melhora sua postura, mantendo seu corpo bem alinhado, de modo que nenhuma parte esteja funcionando demais.
  • Felizmente, não é necessário ser borracha para tentar alongar. De fato, a flexibilidade é inata. Se você não conseguir tocar os dedos dos pés aos 20 anos, provavelmente não conseguirá tocá-los.
  • O ideal é alcançar um meio feliz, onde seus músculos, ligamentos e tendões estejam apertados o suficiente para sua manutenção, mas flexíveis o suficiente para que você possa manter a mesma amplitude de movimento de sua juventude.

Exercícios de alongamento e respiração são essenciais para qualquer estilo de vida saudável e ativo. Tente incorporar essas dicas em sua vida diária: alongamento é perfeito antes, durante e depois de um treino, mas também enquanto está sentado em sua mesa ou no metrô.

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