Influência da nutrição na enxaqueca: o que você come e o que não come?

Influência da nutrição na enxaqueca: o que você come e o que não come?

Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de enxaqueca. Embora o papel da dieta na enxaqueca seja controverso, alguns estudos indicam que certos alimentos podem desencadear enxaquecas. Este artigo examina o possível papel que a nutrição pode desempenhar na enxaqueca e discute os suplementos que poderiam reduzir o número de ataques e sua gravidade.

O que é enxaqueca A
enxaqueca é uma condição comum caracterizada por uma dor de cabeça latejante recorrente que pode durar até três dias. Sintomas diferentes distinguem a enxaqueca das dores de cabeça normais. Normalmente, apenas um lado da cabeça é afetado e é acompanhado por outros sintomas, como náuseas e hipersensibilidade à luz, sons e cheiros. Algumas pessoas também sofrem de distúrbios visuais, também chamados de auras, antes de sofrerem um ataque de enxaqueca . Em 2001, estima-se que 28 milhões de americanos sofressem de enxaqueca. Pesquisas mostram que é mais comum em mulheres do que em homens. A causa subjacente da enxaqueca é desconhecida, mas fatores como hormônios, estresse e nutrição podem desempenhar um papel. Cerca de 27 a 30% dos que sofrem de enxaqueca acreditam que certos alimentos podem desencadear um ataque de enxaqueca. Como as evidências geralmente são baseadas em observações pessoais, o papel da maioria dos gatilhos relacionados a alimentos é controverso. No entanto, existem estudos que argumentam que algumas pessoas com enxaqueca podem ser sensíveis a certos alimentos. Abaixo você encontrará 11 dos gatilhos de enxaqueca relacionados com alimentos mais freqüentemente mencionados.

1. Café O
café é uma das bebidas mais populares do mundo. Contém muita cafeína, um estimulante que também contém chá, refrigerante e bebidas energéticas. A ligação entre cafeína e dor de cabeça é complexa. Pode afetar dores de cabeça ou enxaquecas das seguintes formas:

  • Acionador de enxaqueca : A alta ingestão de cafeína desencadeia a enxaqueca em algumas pessoas.
  • Tratamento da enxaqueca: Em combinação com aspirina e paracetamol, a cafeína é um remédio eficaz para a enxaqueca.
  • Cefaleia por falta de cafeína : se você toma regularmente café, pular sua dose diária pode desencadear sintomas de abstinência, incluindo dores de cabeça, náusea, mau humor e problemas de concentração.

Dor de cabeça como um sintoma de abstinência é freqüentemente descrito como uma dor de cabeça latejante com náusea; sintomas que se assemelham aos da enxaqueca. Estima-se que 47% dos bebedores regulares de café experimentam não ter café após 12-24 horas. Lentamente fica pior, com um pico entre 20 e 51 horas após a última xícara de café. Isso pode levar de dois a nove dias. Quanto mais cafeína alguém ocupa diariamente, maior a chance de dores de cabeça devido à abstinência. No entanto, apenas 100 mg de cafeína por dia, ou uma xícara de café, podem ser suficientes para causar dores de cabeça após a abstinência. Se você tiver dor de cabeça após a abstinência de cafeína, você deve tentar manter o consumo de café aproximadamente o mesmo, ou levar algumas semanas para reduzir gradualmente a quantidade. Limitar sua ingestão de cafeína ou acabar com bebidas com alto teor de cafeína pode ser a melhor opção para alguns.

Em suma: A retirada da cafeína é um conhecido gatilho para dores de cabeça. As pessoas com enxaqueca que tomam regularmente café ou outras bebidas com cafeína em altas doses devem manter sua ingestão regularmente ou gradualmente reduzi-la.

2. Queijo velho
Cerca de 9-18% das pessoas com enxaqueca dizem que são sensíveis ao queijo velho. Segundo os cientistas, isso se deve ao alto teor de tiramina; uma substância que se forma quando as bactérias quebram o aminoácido tirosina durante o processo de maturação. A tiramina também pode ser encontrada em vinho, extrato de levedura, chocolate e produtos de carne processada, mas o queijo antigo é uma das fontes mais ricas. O nível de tiramina parece ser maior em pessoas com enxaqueca crônica, em comparação com pessoas saudáveis ​​ou pessoas com outros problemas de cefaleia. No entanto, o papel da tiramina e outras aminas biogênicas na enxaqueca é controverso porque os resultados da pesquisa são mistos. Queijo velho também pode conter histamina, que também é um possível culpado. Isso é discutido na próxima seção.

Em suma: queijo velho pode conter uma quantidade relativamente alta de tiramina, uma substância que causa dor de cabeça em algumas pessoas.

3. Bebidas alcoólicas
A maioria das pessoas conhece a dor de cabeça que pertence a uma ressaca depois de beber uma grande quantidade de álcool. Em certas pessoas, bebidas alcoólicas podem desencadear enxaquecas dentro de três horas após a ingestão. Aproximadamente 28-36% das pessoas com enxaqueca até pensam que um ataque de enxaqueca é provocado pelo álcool. No entanto, nem todas as bebidas alcoólicas funcionam da mesma maneira. Estudos mostram que pessoas com enxaqueca, especialmente mulheres, eram mais propensas a receber ataques de enxaqueca de vinho tinto do que de outras bebidas alcoólicas. Há alguma evidência de que o teor de histamina no vinho tinto desempenha um papel nisso. A histamina também é encontrada em carnes processadas, alguns peixes, queijos e alimentos fermentados. Também é produzido no corpo. Desempenha um papel nas reações imunológicas e funciona como um neurotransmissor. A intolerância a histamina é uma condição reconhecida. Além de dores de cabeça, pode causar sintomas como rubor, chiado no peito, espirros, comichão, erupção cutânea e fadiga. É causada por uma atividade reduzida da diamina oxidase (DAO), uma enzima responsável pela quebra da histamina no trato digestivo. Curiosamente, a atividade DAO reduzida parece ocorrer muito em pessoas com enxaqueca. Um estudo descobriu que 87% das pessoas com enxaqueca apresentavam atividade reduzida de DAO, enquanto isso só ocorreu em 44% das pessoas sem enxaqueca. Outro estudo, entre pessoas que sofriam de dores de cabeça após o uso de álcool, mostrou que, se tomar anti-histamínico antes de beber vinho tinto, o número de dores de cabeça diminuiria significativamente.

Resumindo: Algumas bebidas alcoólicas, como o vinho tinto, podem desencadear enxaquecas. Segundo os pesquisadores, isso pode ser devido à histamina.

4. Carne processada
Aproximadamente 5% dos pacientes com enxaqueca desenvolvem uma dor de cabeça, algumas horas ou mesmo minutos depois de comer produtos de carne processada. Esse tipo de dor de cabeça é chamado de “dor de cabeça de cachorro quente”. Segundo os pesquisadores, o grupo de conservantes à base de nitrito, como nitrito de potássio e nitrito de sódio, é responsável por isso. Estes conservantes são frequentemente em carne processada. Eles impedem o crescimento de bactérias nocivas, como Clostridium botulinum.Eles também garantem a preservação da cor da carne processada e contribuem para o sabor. Produtos de carne processados ​​com nitrito incluem salsicha, presunto, bacon e produtos de carne, como salame. A salsicha dura também contém níveis relativamente altos de histamina, então pessoas com intolerância à histamina também podem ter um ataque de enxaqueca. Se você tiver dor de cabeça depois de comer carne processada, considere excluí-las da sua dieta. É um passo na direção de um estilo de vida mais saudável se você comer menos carne processada.

Em suma: Algumas pessoas com enxaqueca são sensíveis ao nitrito ou histamina em produtos de carne processados.

5-11. Outros possíveis gatilhos para a enxaqueca Outros fatores desencadeantes da enxaqueca
também são mencionados, embora a evidência disso seja raramente conclusiva. Abaixo estão alguns exemplos:

  1. Glutamato monossódico (MSG): Este realçador de sabor comum é frequentemente referido como uma dor de cabeça, embora a evidência científica para isto não seja forte.
  2. Aspartame: Existem estudos que ligam o aspartame ao adoçante artificial com um número maior de ataques de enxaqueca, mas as evidências não são claras.
  3. Sucralose: Vários relatos descrevem casos de ataques de enxaqueca que teriam sido desencadeados pelo adoçante artificial sucralose.
  4. Frutas cítricas:  Uma investigação mostrou que 11% dos pacientes com enxaqueca disseram que sofriam de enxaqueca depois de comer frutas cítricas.
  5. Chocolate: Entre 2 e 22% das pessoas com enxaqueca dizem que são sensíveis ao chocolate. Os resultados dos estudos sobre o efeito do chocolate ainda não são uniformes.
  6. Glúten : trigo, cevada e centeio contêm glúten. Esses grãos e os produtos nos quais são processados ​​podem provocar um ataque de enxaqueca em pessoas intolerantes ao glúten.
  7. Jejum ou pular refeições : Embora jejum e pular refeições podem ter benefícios, algumas pessoas sofrem de enxaqueca como um efeito colateral. Entre 49 e 66% das pessoas com enxaqueca vêem uma conexão entre sintomas e jejum.

Há também estudos que sugerem que a enxaqueca pode ser uma reação alérgica ou hipersensibilidade a certas substâncias na comida, mas ainda não há consenso na ciência.

Em suma: Vários fatores dietéticos têm sido associados com enxaqueca ou dores de cabeça, mas a evidência para isso é muitas vezes limitada ou mista.

Qual o tratamento para enxaqueca
Se você sofre de enxaqueca, vá ao seu médico para descartar todas as possíveis causas subjacentes. Seu médico também pode prescrever analgésicos ou outros medicamentos que possam funcionar para você. Se você suspeitar que certos alimentos desencadeiam suas enxaquecas, tente removê-los de sua dieta e veja se isso tem algum efeito. Tente manter um diário alimentar em que você mantenha registros detalhados do que você come e quando você sofre de enxaqueca. Alguns estudos recomendam suplementos para o tratamento da enxaqueca, mas a evidência de que isso ajudaria é limitada. Abaixo você encontrará o mais importante:

Ferradura
Algumas pessoas usam uma erva chamada butterbur para aliviar suas enxaquecas. Alguns estudos controlados mostram que 50-70 mg de butterbur podem reduzir o número de ataques de enxaqueca em crianças, adolescentes e adultos. Sua eficácia parece ser dose-dependente. De acordo com um estudo, 75 mg foi muito mais eficaz do que um placebo, enquanto 50 se mostraram totalmente ineficazes. Lembre-se que butterbur cru pode ser tóxico, porque contém substâncias que podem aumentar o risco de câncer e danos ao fígado. Essas substâncias foram removidas dos suplementos com butterbur que estão à venda.

Em suma: Ferradura é um suplemento vegetal que parece reduzir a frequência de ataques de enxaqueca.

Coenzima Q10 (CoQ10)
Esta enzima é um antioxidante que desempenha um papel crucial no metabolismo energético. É produzido pelo seu corpo e é encontrado em vários tipos de alimentos, como carne, peixe, fígado, brócolis e salsa. Também é vendido como suplemento. Um estudo descobriu que uma deficiência de CoQ10 pode ser mais comum em crianças e adolescentes com enxaqueca. Verificou-se também que a ingestão de um suplemento de CoQ10 resultou em uma redução significativa no número de ataques de enxaqueca. A eficácia da suplementação de CoQ10 é confirmada por outros estudos. Um estudo descobriu que três vezes a ingestão diária de 150 mg de CoQ10 resultou em uma diminuição no número de dias com enxaqueca de 61% em mais da metade dos participantes. Outro estudo mostrou que três vezes ao dia 100 mg de CoQ10 tiveram efeitos similares por três meses. Os suplementos também causaram problemas digestivos e de pele em alguns.

Em suma: suplementos de CoQ10 podem ser uma maneira eficaz de reduzir o número de ataques de enxaqueca.

Vitaminas e minerais
Alguns estudos relatam que suplementos vitamínicos ou minerais podem reduzir o número de ataques de enxaqueca. Isso inclui:

  • Folato: Vários estudos mostram ligações entre uma baixa ingestão de folato e a ocorrência mais frequente de ataques de enxaqueca.
  • Magnésio : Ingestão inadequada de magnésio pode causar mais enxaqueca durante a menstruação.
  • Riboflavina: Um estudo constatou que, durante três meses, 400 mg de riboflavina por dia em 59% dos participantes causaram uma redução na metade do número de ataques de enxaqueca.

No entanto, mais evidências são necessárias antes que conclusões claras possam ser tiradas sobre o papel dessas vitaminas na enxaqueca.

Em resumo: A ingestão insuficiente de folato, riboflavina ou magnésio pode aumentar o risco de enxaqueca. No entanto, as evidências são limitadas e mais pesquisas são necessárias.

Conclusão
Do ponto de vista científico, ainda não está claro o que exatamente é a causa da enxaqueca. Estudos mostram que certos tipos de comida e bebida podem provocar ataques. Mas há discussão sobre sua relevância e as evidências não são inteiramente consistentes. Os disparadores de enxaqueca comumente conhecidos dos alimentos são bebidas alcoólicas, carne processada e queijo velho. Retirada da cafeína, jejum e certas deficiências nutricionais também podem desempenhar um papel. Se você sofre de enxaqueca, pode ser tratado por um profissional de saúde, que também pode prescrever medicação. Suplementos como coenzima Q10 e butterbur também podem levar a uma diminuição no número de ataques de enxaqueca. Além disso, manter um diário alimentar pode ajudá-lo a descobrir se algo em sua dieta pode estar relacionado à enxaqueca. Depois de ter encontrado possíveis gatilhos na dieta, você poderá ver se faz diferença se omitir esses alimentos. Mas acima de tudo, é importante manter um estilo de vida saudável, evitar o estresse, garantir uma boa noite de sono e manter uma dieta balanceada.

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