3 dicas para melhorar sua saúde digestiva

3 dicas para melhorar sua saúde digestiva

Embora a dieta seja frequentemente a causa, o estresse e a preocupação podem afetar nosso sistema digestivo.

Azia, gases, inchaço … Enquanto os intestinos são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, uma série de fatores, como estresse, pode afetar a saúde do nosso sistema digestivo e causar problemas de saúde, tais como  a síndrome intestino irritável . Este artigo oferece seis dicas que ajudarão você a manter um sistema digestivo saudável.

 1. Reduza o estresse

 

O estresse deve ser levado muito a sério. Nossos ritmos de vida atuais, nossa ansiedade ou nosso estresse afetam diretamente a saúde de nosso intestino e estômago. Alguns especialistas até chamam nosso sistema digestivo de “segundo cérebro”. De fato, é no último que está o “sistema nervoso intestinal” usando as mesmas estruturas que os neurotransmissores. É por isso que é importante dar um certo equilíbrio à nossa vida, a fim de beneficiar este “segundo cérebro”.  De acordo com especialistas, um forte estado de estresse pode causar irritabilidade do cólon, causando certos desequilíbrios em nosso corpo, tais como:

  • Um desequilíbrio do sistema nervoso autônomo , cujo papel é garantir o ritmo correto de nossos movimentos intestinais.
  • Um desequilíbrio do sistema endócrino ,  que aumenta a produção de hormônios relacionados ao estresse, como adrenalina e cortisol, causando problemas de digestão.
  • Um desequilíbrio alimentar.  De fato, é bem sabido que alguns procuram na comida uma maneira de lidar com o estresse e a ansiedade. Esses excessos dietéticos levam a um acúmulo de nutrientes no intestino, que então vê seu ritmo digestivo completamente desordenado.

Portanto, é importante lembrar que nossas emoções afetam diretamente nosso corpo e, em particular, nosso sistema digestivo. Tirar a vida de uma maneira mais relaxada e relaxada, portanto, faria o maior bem ao nosso corpo.

2. Reequilibre sua dieta

Evite alimentos fritos, industriais e ricos em gordura

Hambúrgueres, batatas fritas, frangos fritos banhados em óleo, pizzas, cebolas fritas … Todos conhecemos os efeitos da junk food na nossa saúde. E, no entanto, consumimos tudo, seja por falta de tempo ou simplesmente por gosto. Mas quantas vezes você teve uma dor de estômago depois de uma refeição rica em gordura? De fato, tendo quase nenhuma fibra solúvel, este tipo de alimento é muito exigente, o nosso sistema digestivo pode sofrer de doenças como a  diarréia .

  •  Dica de saúde:  Usar o forno para cozinhar permitirá que você consuma menos óleo. Da mesma forma, o vapor é ideal para preparar legumes. E se você ainda quiser usar o óleo, lembre-se que o azeite é um dos óleos mais benéficos para sua saúde.

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3. Evite carne vermelha

 

  • Dica de saúde:  carne magra, como frango ou peru é o mais benéfico para a saúde. No entanto, quando você comprá-los, verifique se eles vêm e onde eles são criados. Evite cozinhar com óleo e prefira os modos de cozimento sem gordura, como forno ou chapa.

4. Evitar produtos lácteos

Os produtos lácteos  fazem parte desses alimentos que podem promover o aparecimento da síndrome do intestino irritável. Em geral, não digerimos produtos lácteos porque eles não têm fibra. Além disso, eles contêm muita gordura e lactose que podem causar sérios problemas digestivos, como diarreia ou constipação. Além disso, aconselhamos que você evite produtos lácteos o máximo que puder

  • Conselhos de saúde : É muito simples substituir o leite de  vaca por leites vegetais  , como leite de aveia, arroz, amêndoas, nozes ou pistache. Agora é fácil encontrar no supermercado, ou até mesmo fazer casa.

5. Tomar certos medicamentos

Muitos estudos mostram que alguns problemas intestinais, como a síndrome do intestino irritável, às vezes estão diretamente relacionados à administração de certos antibióticos .  De fato, os médicos notaram que, pouco antes do aparecimento dos primeiros sintomas da doença, muitos pacientes precisavam tomar antibióticos para tratar uma infecção grave. O consumo de alguns antibióticos fortes demais para o corpo pode afetar o intestino.

Pode-se então perguntar quais são as razões para esses efeitos. Isso é bastante lógico, a principal função dos antibióticos é destruir microorganismos, mas eles não sabem distinguir bactérias boas de ruins e causar um sério desequilíbrio em nossa flora intestinal.

No entanto, esse mesmo desequilíbrio pode ser causado por outros tratamentos, por isso devemos estar atentos às drogas que usamos, como antidiarreicos ou laxantes. Além disso, em casos de diarreia ou constipação, recomendamos recorrer a soluções naturais . Além disso, lembramos que é sempre melhor pedir  o conselho de seu médico antes de tomar qualquer medicação.

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