498 20/1/2015

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Naughty Dog: "Debates sobre gêneros e minorias movem a indústria para frente"

Atualmente, muitos jogadores vêm discutindo a possibilidade de que lançamentos anuais de grandes franquias possam acabar destruindo o mercado de jogos. E há fatores que contribuem para essa visão, como a opinião de grandes desenvolvedores. Discussões sobre gêneros e visibilidade das minorias nos jogos irão ajudar a mover a indústria dos jogos para frente, afirmou o diretor criativo e escritor de The Last Of Us Neil Druckmann, da companhia Naughty Dog. Em entrevista ao GamesIndustry International, Neil disse que ficou surpreso com os tipos de histórias que os jogos independentes vêm contando, como Gone Home e Papers, Please. Ele afirmou ainda que as técnicas de criação de histórias estão evoluindo, ao menos nos jogos independentes.

" Como cada vez mais exemplos aparecem, mais pessoas estão procurando narrativas melhores. E eu acredito que as críticas e as narrativas dos jogos estão se tornando cada vez mais sofisticadas. Eu acredito que antes disso houve um tempo em que era difícil abordar certos temas nos jogos, como o sexismo de mulheres nos jogos e pessoas de cor são representadas nos jogos. Mas agora eu me sinto animado com a discussão e o tipo de crítica que isso está gerando. Eu acredito que essas mudanças estão ocorrendo muito rápido, e pessoas que não participam da discussão, que não tenta agradar o público que está vindo, irá ficar pra trás."afirmou Neil.

Dado o custo e a natureza do desenvolvimento dos jogos AAA, tanta diferença na narração pode não ficar evidente de imediato, afirmou Neil. "Eu sinto que os jogos AAA... nós estamos na beira de algo muito forte, como personagens femininas não sexualizadas protagonizando jogos. Você verá muito mais disso, e muito mais do que se tornar um sucesso comercial. Muitas vezes nos jogos AAA, todos acham que tem que trabalhar seguros porque há tantas partes de uma corporação gigante envolvidas em um título que eles não querem correr riscos. Mas uma vez que você tenha evidência o suficiente para dizer 'olhe, isso não é tão arriscado, isso pode ser um sucesso comercial' então a criatividade pode fluir normalmente e novos caminhos serão abertos.

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