Órteses: como as usamos?

Órteses: como as usamos?

Joelho, tornozelo, palmilhas … ajudam a prevenir lesões e também a retomar o esporte após um trauma. Mas qual modelo escolher? Essas ajudas são reembolsadas? E realmente recomendado para o retorno à atividade e à competição? O ponto, com os nossos especialistas, na ortopedia dos membros inferiores.

Tendinopatias, entorses, tornozelo, joelho … Lesões são os atletas, especialmente corredores . Essas patologias podem, no entanto, ser prevenidas e / ou aliviadas pelo uso de uma órtese. “Reduzem as tensões nos ligamentos, tendões e músculos pela compressão da área da dor e alguns modelos, muito técnicos, podem participar das primeiras etapas da reabilitação esportiva, estabilizando a articulação acometida”, diz o médico. Dr. Linh Vu Ngoc, médico de esportes.

Preciso de solas para o esporte?

Mas qual escolher? Os critérios são numerosos: “A órtese deve ser confortável, leve, oferecer um bom suporte, uma compressão, permitindo liberdade de movimentos. Deve ser bem ventilada (concebida em tecidos respiráveis) e fácil de colocar. O início da recuperação esportiva não deve ser rígido, senão o desenvolvimento muscular necessário à estabilidade articular não pode ser evitado “, diz o especialista.

SEM ÓRTESE SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA

O uso de uma órtese requer experiência médica: “Seu uso e escolha exigem um diagnóstico prévio por um médico esportivo, uma reabilitação de acompanhamento por um fisioterapeuta massagista e, muitas vezes, uma avaliação podológica por um esporte podiatrist “, diz o especialista.Além disso, órteses não substituem um tendão ou um ligamento, eles aliviam, mas não curam.Ela precisa de reabilitação e garantir que estes artifícios não mascarar uma patologia, não agravar ou causar prejuízo em outro lugar, induzindo compensação. “A vantagem de uma chave é manter um mínimo ativo sem agravar a lesão inicial ou, pior, causar outros. Eu prefiro um desportista razoavelmente ativo vestindo uma cinta em vez de um ferido deitado no sofá sem órtese “nuance Dr. Vu Ngoc, antes de acrescentar.” Nunca use mais de duas semanas, e iniciar a reabilitação em breve quanto possível “.

VISTA SUA ÓRTESE … SEM ABUSAR DELA

O fisioterapeuta, osteopata e remador Jérémie Azou também alerta sobre o abuso da órtese: “Se se tornar recorrente, ela suplementa o músculo e pode causar seu derretimento”. “Você tem que saber ouvir o seu corpo e não pode generalizar, porque cada caso é diferente”, observa o especialista. Antes de lembrar que com ou sem ortese, ” a retomada do esporte é progressiva após um período de parada. Não iniciamos o treinamento onde foi deixado no momento da lesão, em duração e intensidade. Isso é importante se quisermos garantir uma boa recuperação e um retorno ao normal! “

PLANO DE RESGATE EM CASO DE TENDINOPATIA

É o ataque, agudo ou crônico, do tendão (a estrutura que prolonga o músculo e se liga ao osso). Manifesta-se por uma dor súbita ou progressiva que ocorre durante um treino ou competição. Existem vários: tendinopatia patelar, síndrome do limpador (tendinopatia do tensor da fáscia lata), tendinopatia dos pés de galinha, tendinopatia de Aquiles, etc.

As causas de tal lesão são muitas: técnica inadequada de corrida, excesso de treinamento, solo muito duro, mudança de solo, sapatos ruins, má postura, infecções dentárias, hidratação insuficiente, alimentos desequilibrados (açúcares, álcool …) e falta de sono são fatores que contribuem.

O QUE EU FAÇO PARA CURAR MINHA FERIDA?

Um pára de correr por uma, duas ou até três semanas, até que a dor cesse, a ferida cicatrize e a reabilitação termine. Nós consultamos um médico esportivo, que irá procurar a causa e propor um tratamento adaptado à lesão e às exigências esportivas. Nós vamos ao seu pedicuro e ao seu fisioterapeuta favorito para uma avaliação postural, ao seu dentista para um exame dentário e à sua nutricionista para um reequilíbrio alimentar !

Posso usar uma órtese e quando?

Apenas de acordo com as recomendações do profissional de saúde:

  • Tendinopatias patelares ou pés de galinha benignos. Sim, com uma órtese com acolchoamento embutido que absorve choques e vibrações e evita estresse excessivo nas áreas doloridas. Pode ser usado durante a retomada do esporte.

E O DIA DE UMA COMPETIÇÃO?

Somos a favor da cinta, que oferece melhor suporte, e só participamos de uma corrida se tivermos feito uma boa reabilitação com um aumento gradual no esforço.

PLANO DE EMERGÊNCIA EM CASO DE ENTORSE

Com 6.000 entorses por dia e 30% de recorrência no primeiro ano, entorse no tornozelo é uma das causas mais comuns de lesão e precisa ser levado a sério. É responsável por 15 a 20% das lesões esportivas. Sem manejo adequado, 20% dos pacientes permanecerão cronicamente instáveis.

Entorses são lesões ligamentares que ocorrem quando há uma queda ou um movimento de torção exagerado. “Existem três graus de entorse, diz o Dr. Linh Vu Ngoc: a entorse simples, que” cura “em princípio em uma semana, a entorse de gravidade média, a mais comum, que resulta em dor significativa e impotência funcional com duração de 15 dias a 3 semanas, entorse grave (lesão do ligamento), que é tratada por imobilização gessada por cerca de 3 semanas e / ou por cirurgia “.

O QUE EU FAÇO PARA CURAR MINHA FERIDA?

Nós vamos ao médico esportivo para avaliar sua gravidade através, possivelmente, de um raio-X, um ultra-som ou uma ressonância magnética. O resultado condicionará o tratamento: contenção com fita extensível (cintas) ou uma bota de imobilização se for mais grave. Enquanto isso, gelar a articulação regularmente, dez minutos, a cada hora para limitar o inchaço, aplicando uma bolsa refrigerada (vendida em farmácias) – há orthotic com localização para bolso de gelo. E eleve o membro ferido. E não pise no chão enquanto você sofrer, usando as bengalas inglesas.

POSSO USAR UMA ÓRTESE E QUANDO?

Sim, usar uma tala é recomendado na primeira semana para uma entorse simples. “Isso aliviará a dor e manterá o tornozelo, promovendo a cura”, diz Jeremy Azou. No entanto, em caso de entorse, recomendo que fique sem ele o mais rápido possível. mover-se: permite drenar o edema, evitar o derretimento muscular e recondicionar os receptores proprioceptivos, os do equilíbrio! ” No caso de uma entorse grave, a tala pode às vezes ser de até um mês ou dois.

QUAL DELES ESCOLHER?

“No tornozelo, se opta por uma tala com proteção lateral que proporciona apoio lateral, deixando livre a flexão / extensão explica Dr. Linh Vu Ngoc. Com fecho ajustável para um ajuste personalizado e esquerda anatômica / direita. Para No joelho, vamos escolher uma órtese com uma janela patelar e reforço lateral para segurar a patela no lugar e estabilizar o joelho “, diz o especialista.

E O DIA DE UMA COMPETIÇÃO?

Nós preferimos a cinta que oferece melhor suporte. E acima de tudo, se a articulação é dolorosa, desistimos de participar da corrida!

4 INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE ÓRTESES

  • Existem dois tipos de órteses

Os chamados “manutenção”, que apoiam e imobilizam e são usados ​​em caso de lesão; e as de conforto, que previnem as feridas, como anti-bolhas ou anti-unhas azuis, ou corretivas ortodônticas hálux valgo que aliviam a dor nas articulações …

  • Eles são reembolsados?

Órteses são suportadas em parte pela Segurança Social e as mútuas, se forem prescritas por um médico.

  • Qual deles escolher?

Cabe ao médico do esporte, podólogo esportivo ou fisioterapeuta massagista recomendar e prescrever o modelo mais apropriado para cada caso. “De qualquer forma, a órtese deve ser realmente confortável, não machuque nem coceira!”, Diz Jérémie Azou. Ela não deve comprimir a área: em caso de entorse, se o tornozelo ainda estiver cheio, ficamos de pé. para escolher um tamanho adequado.Além disso, o farmacêutico também é um bom conselho “, disse o especialista.

  • Eles têm contra-indicações?

“Orthotics são contra-indicados em pessoas com diabetes e indivíduos com doença arterial”, diz o Dr. Linh Vu-Ngoc.

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